O Colt M4 é uma versão reduzida do M16 com um cano longo de 368 mm (14,5 polegadas) e uma coronha telescópica. Isso, no entanto, inclui uma grande parte do mecanismo do rifle, a coronha pode, portanto, ser encurtada em um terço de seu comprimento, mas devido à mola de retorno alojada no tubo de coronha, não pode ser totalmente retraída como em d 'outros rifles de assalto. Suas outras características são idênticas às do M16A2 (calibre 5,56 mm NATO, seletor de tiro com segurança, tiro a tiro e burst controlado de 3 tiros). Inicialmente destinada a forças especiais para as quais uma arma leve garante melhor mobilidade e manobrabilidade, essa arma passou a equipar unidades que não precisavam do alcance de um M16. Este é particularmente o caso de tripulações de veículos, artilheiros e em nível de grupo de combate, suboficiais, oficiais, rádios, etc.
O M4 se origina das primeiras experiências de encurtamento do AR-15, do XM16 e do M16A1 quase desde sua introdução durante a Guerra do Vietnã, que levou ao rifle XM177, uma arma que teve algum sucesso, mas que devido a certos defeitos, como rajadas que eram muito rápidas e irregulares conforme a incrustação progredia, uma explosão que era difícil de suportar tornando necessário um flash hider / redutor de som, tornando-se suja muito rapidamente e se tornando inoperante significava que nunca seria oficialmente adotado.
A versão atual foi criada pela Colt para os SOGs (Grupos de Operações Especiais) em uma base comercial não oficial.
O M4 original é um M16A2 com coronha telescópica de 4 posições, guarda mão encurtado e mecanismo de empréstimo de gás e barril de 14,5 polegadas (representando o melhor compromisso entre compactação, potência, nível de ruído, mantendo a possibilidade de montar o Lançador de granadas M-203) e rajada de fogo automática. Os blocos da culatra, o quadro, os pontos turísticos, as revistas são os do M16.
Com exceção dos primeiros modelos, o M4 tem trilhos Picatinny dando ao usuário a opção de adicionar acessórios como uma lanterna tática, mira de rifle ou até mesmo um punho na frente. O flash hider pode ser removido para ser substituído por um silenciador.
Em junho de 2010, a Colt perdeu os direitos exclusivos das patentes M4; todas as empresas podem fabricá-los agora. Em 2012, a Remington Arms recebeu um primeiro contrato para o fornecimento de 24.000 M4A1s por 83.924.089 dólares, ou seja, um custo unitário de 3.495,83 dólares. #weapon #military #History